Apophis o asteroide de 13 de abril de 2029

O asteroide Apophis é um corpo celeste próximo da Terra que foi descoberto em 2004. Ele tem um diâmetro de cerca de 370 metros e é classificado como um asteroide potencialmente perigoso devido à sua trajetória de órbita que o aproxima da Terra.

Inicialmente, houve preocupação de que o Apophis pudesse colidir com a Terra em uma de suas passagens próximas, mas estudos subsequentes descartaram essa possibilidade. No entanto, em 2029, o Apophis passará a apenas 31.000 km da superfície da Terra, o que é muito próximo em termos astronômicos.

Embora essa passagem esteja prevista para ser segura, os astrônomos ainda estão monitorando o Apophis e outros asteroides próximos da Terra para garantir que não haja riscos de colisão futura. A NASA e outras agências espaciais também estão estudando maneiras de desviar asteroides que possam ameaçar a Terra no futuro, caso sejam necessários.

Em geral, o Apophis é um objeto fascinante e importante para o estudo e monitoramento do espaço próximo da Terra. Seu nome foi inspirado por uma figura da mitologia egípcia, que representava a destruição e a escuridão, mas com os esforços da comunidade científica, esperamos garantir que ele nunca se torne uma ameaça real para a humanidade.